Com presença de mais de cinquenta carros, o Porsche Club Brasil iniciou no último sábado (29 de abril) a primeira edição da Route Tour Club Cup, um campeonato composto pelos passeios cronometrados organizados especialmente para os proprietários de Porsche. A primeira etapa foi realizada entre o Porsche Center São Paulo e o Circuito Panamericano, o campo de provas da Pirelli em Elias Fausto (SP), percorrendo 130 km.
Nos route tours, os participantes devem fazer o percurso mantendo as médias horárias determinadas nas planilhas de navegação. Por acontecer em estradas abertas ao tráfego, as médias exigidas ficam sempre dentro dos limites determinados pela legislação de trânsito. Foram dadas duas largadas. A primeira, simbólica, aconteceu no Porsche Center São Paulo e deu início ao deslocamento até o km 44 da rodovia Presidente Castello Branco, onde aconteceu a largada oficial do Route Tour. A partir dali, e até chegar ao Circuito Panamericano, cada décimo de segundo de atraso ou adiantamento apurado na passagem pelos postos secretos acarretava a perda de um ponto pelo participante.
No Circuito Panamericano, os pilotos tiveram mais duas atividades. Divididos em turmas pares e ímpares (de acordo com o número de inscrição do carro), eles fizeram, alternadamente, um reconhecimento de traçado (sem atividade competitiva) na pista Dry Handling e um percurso de slalom na pista chamada Wet Handling (com piso seco, sem irrigação artificial). No primeiro, cada piloto usou seu próprio carro. No segundo, foram utilizados dois Taycan, versão de entrada do modelo de propulsão elétrica da Porsche.
Os resultados apontaram as vitórias do casal Eduardo e Florence Leônidas (Porsche 718 Cayman GT4) na classe Rallye, aberta somente a tripulações familiares (cônjuges, pais, filhos, irmãos, avós e netos). Eles perderam apenas 75 pontos, sendo uma das únicas três duplas a encerrar o Route Tour com menos de cem pontos perdidos. Na classe Marathon, com tripulações formadas livremente, o primeiro lugar ficou com Rodrigo Cirilo/Luiz Durval Brenelli de Paiva (911 Carrera 4S), com 33 pontos perdidos. Todos os produtos da atual linha Porsche estiveram representados: além do 911 e dos 718 Boxster e Cayman, o Route Tour teve participação dos modelos Cayenne, Macan, Panamera e Taycan.
A Stuttgart Porsche aproveitou a presença dos participantes do Route Tour para expor no Porsche Center São Paulo dois exemplares da linha 718 Style Edition: um Boxster e um Cayman. No Circuito Panamericano, estiveram o 911 GT3 Touring e um 911 Targa Porsche Design 50 Anos.
Stuttgart: mais de 25 anos como referência Porsche no Brasil
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre o Porsche Club Brasil
Criado em dezembro de 1997, o Porsche Club Brasil é reconhecido oficialmente pela Porsche AG e promove eventos exclusivos para proprietários de carros da marca, possibilitando seu uso em ambiente seguro, estruturado e atraente também aos familiares e amigos. Desde 2001, determinados eventos contam pontos para o campeonato Porsche Club Cup, uma competição entre equipes formadas pelos próprios associados.
Siga a Stuttgart Porsche