Formado apenas um dia antes da corrida, o quarteto Luiz Landi/Tom Filho/Jacques Quartiero/Danilo Dirani obteve uma importante vitória na classe GT4 nas 4 Horas de Goiânia, segunda etapa do Endurance Brasil 2023. O resultado obtido pelo Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport inscrito com o número 718 deu a Quartiero e Dirani a liderança provisória do campeonato. Pela classe GT3, o trio Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R) recebeu a bandeirada em quarto lugar, depois de liderar toda a primeira hora de corrida.
A inscrição de quatro pilotos no carro número 718 foi a solução encontrada para que Quartiero e Dirani pudessem participar das 4 Horas de Goiânia. Normalmente, os dois dividem a condução do 718 Cayman GT4 Clubsport número 21. Nos treinos, a Stuttgart Motorsport decidiu retirar o carro da prova após detectar uma ocorrência mecânica. “Seria possível colocá-lo para correr, mas não haveria a confiabilidade necessária”, explicou Felipe Grizzi, chefe da equipe. Quartiero e Dirani, segundos colocados na etapa de abertura da temporada, foram então inscritos no outro 718 Cayman GT4 Clubsport, inicialmente destinado apenas a Landi e Tom. A união de esforços foi recompensada com a vitória.
“Foi um resultado acima das expectativas, porque a pista de Goiânia não favorece tanto o nosso carro”, explicou Dirani. “Sair daqui com a vitória foi muito bacana. Nosso carro não pôde correr, mas deu tudo certo para eu e o Jacques nos encaixarmos no número 718. A equipe mais uma vez fez um trabalho excepcional, tudo funcionou redondinho. Garantimos a vitória e a liderança provisória do campeonato. Agora é pensar em Interlagos e trabalhar para ter o carro 21 de volta.”
Luiz Landi enfatizou o espírito de união da equipe. “Aqui é uma família e queremos nos divertir. Foi por isso que trouxemos o Jacques e o Dirani para o nosso carro. A corrida foi muito desgastante e o primeiro stint foi difícil porque uma entrada de safety car nos prejudicou e ficamos para trás. Mas tivemos um pouco de sorte porque o Mercedes (tripulado por Marco Pisani, Renan Guerra, Flavio Abrunhoza e André Moraes Júnior) teve problemas e conseguimos descontar o tempo perdido”, afirmou Landi. Curiosamente, a tripulação do Mercedes foi formada de maneira semelhante à do Porsche. Abrunhoza e Moraes correriam com um Ford Mustang, mas problemas nesse carro os levaram para o Mercedes de seus companheiros na equipe Autlog, com o qual terminaram em terceiro lugar. Em segundo lugar, entre os dois quartetos, ficou o Audi RS3 LMS de Henry Visconde/Felipe Steyer, da Eurobike MC Tubarão.
A corrida de Goiânia começou bem para o Porsche 911 GT3 R, com Ricardo Mauricio assumindo a liderança logo após a largada e conservando-a durante toda a primeira hora de prova. O carro saiu da primeira janela de pit stops em quarto lugar e as chances de voltar à liderança foram perdidas em uma das entradas de safety car. “Estava muito calor e a corrida foi cansativa, todo mundo saiu extenuado do carro. Tivemos azar em uma situação de safety car, mas marcamos pontos e ainda pudemos comemorar a vitória do carro da Stuttgart na GT4”, declarou Marcel Visconde após a corrida.
Resultado final das 4 Horas de Goiânia
Classe GT4
1) 718-Luiz Landi/Tom Filho/Jacques Quartiero/Danilo Dirani (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport)
2) 5-Henry Visconde/Felipe Steyer (Audi RS3 LMS)
3) 31-Marco Pisani/Renan Guerra/Flavio Abrunhoza/André Moraes Jr. (Mercedes-Benz AMG GT4)
4) 64-Lucas Foresti/Vitor Foresti (BMW M2 CS)
Classe GT3
1) 16-Marcelo Hahn/Allam Khodair (McLaren 720S GT3)
2) 15-Leo Sanchez/Átila Abreu (BMW M4 GT3)
3) 3-Alexandre Auler/Guilherme Salas/Alceu Feldman (Mercedes-Benz AMG GT3)
4) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)
5) 45-Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Mercedes-Benz AMG GT3)
Stuttgart: mais de 25 anos como referência Porsche no Brasil
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre o Porsche Club Brasil
Criado em dezembro de 1997, o Porsche Club Brasil é reconhecido oficialmente pela Porsche AG e promove eventos exclusivos para proprietários de carros da marca, possibilitando seu uso em ambiente seguro, estruturado e atraente também aos familiares e amigos. Desde 2001, determinados eventos contam pontos para o campeonato Porsche Club Cup, uma competição entre equipes formadas pelos próprios associados.
Siga a Stuttgart Porsche