O mês de outubro de 1997 tem importância especial na existência da Stuttgart. Foi quando a empresa passou a atuar em caráter definitivo como importadora oficial da Porsche no Brasil. Um acontecimento tão significativo que a empresa passou a celebrá-lo como marco zero de uma série de comemorações.
Nesse aspecto, a história da Stuttgart tem semelhança com a da marca que representa. Ferry Porsche iniciou o projeto e a construção do 356/1, o primeiro carro esporte de rua construído com a marca Porsche, muitos meses antes de receber das autoridades austríacas a permissão para que o modelo pudesse circular em vias públicas. O documento foi emitido em 8 de junho de 1948, data adotada por Ferry como sendo de fundação da Porsche. A Stuttgart, por sua vez, iniciou suas atividades em 1994 como concessionária autorizada Porsche no Rio de Janeiro e em Curitiba. A Dacon, então importadora da Porsche no Brasil (desde 1968), encerrou suas atividades no fim de 1995. O trabalho desenvolvido pela Stuttgart como concessionário autorizado (que incluiu a abertura de um showroom na Avenida Europa, em São Paulo, em agosto de 1996) recebeu da matriz o devido reconhecimento e transformou a Stuttgart em candidata natural a representar a Porsche no Brasil. Depois de um período de transição, a homologação da Stuttgart como importadora oficial foi anunciada em outubro de 1997. Esse é considerado o ponto inicial da trajetória que transformou a Stuttgart em referência Porsche no Brasil.
Regis Schuch, fundador e presidente da Stuttgart até 2005, atualmente diretor da empresa e presidente do Porsche Club Brasil, recorda: “Em 1997, a Porsche havia acabado de colocar o Boxster no mercado e se preparava para lançar o 911 com motor de refrigeração líquida. A linha Porsche se resumia a esses dois modelos, mas a força da marca já era muito grande e a Stuttgart foi concebida para representá-la à altura”.
Em 2002, Marcel Visconde, já cliente da marca, associou-se a Schuch. Três anos depois, tornou-se presidente da Stuttgart, cargo que ocupa até hoje. “Entrei quando a empresa se preparava para o lançamento do Cayenne, que aconteceu no Salão de Paris. Nós queríamos ter o carro no Salão do Automóvel de São Paulo, menos de dois meses depois do Salão de Paris. Por questões logísticas, isso só seria possível se a fábrica enviasse um carro para cá antes da apresentação do modelo em Paris. Recebemos um Cayenne S e tivemos que deixar o carro escondido até o evento de lançamento no Brasil”, recorda. “Foi uma das muitas vezes em que a Porsche AG demonstrou sua confiança na Stuttgart”, conta.
O lançamento do Cayenne foi um dos fatores mais importantes para o crescimento da Porsche no Brasil e no mundo. Em 2004, primeiro ano completo do novo modelo nas concessionárias, foram entregues 128 Porsches no País – foi a primeira vez que esse número chegou aos três dígitos. Até o fim da década, a linha Porsche foi ampliada com o lançamento dos modelos Cayman e Panamera, que se juntaram ao 911, Boxster e Cayenne, e a Stuttgart ampliou sua atuação para outras cidades, estando presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. O resultado dessa expansão foi a venda de 1.134 Porsches em 2011, tendo se tornado o maior importador da marca na América Latina.
Em 2015, entrou em operação a Porsche Brasil, subsidiária da Porsche AG, da qual a Stuttgart foi associada durante cinco anos. Com o foco concentrado nos pontos de venda, a Stuttgart agregou novos territórios. Abriu Porsche Centers em Recife, Campinas, Florianópolis (todas em 2016) e Ribeirão Preto (2018), além de transferir a filial do Rio de Janeiro para um novo e amplo espaço. Em março deste ano, a Stuttgart inaugurou seu nono endereço: o Stuttgart Service | Body & Paint, um moderno centro de tecnologia, único da América Latina capacitado para fazer reparos em carrocerias de alumínio e único do Brasil apto a fazer reparo e manutenção de baterias de carros elétricos (como o Taycan, que chegou ao Brasil em 2021) e híbridos.
Desde 2014, a matriz da Stuttgart (que inclui a Pre-owned, multimarca de carros Premium seminovos; o Porsche Club Brasil, reconhecido oficialmente pela Porsche AG; e a Stuttgart Motorsport, divisão de corridas) funciona em um conjunto de edifícios no bairro de Vila Olímpia, na zona sul de São Paulo. O Porsche Center São Paulo é considerado Flagship Dealer e é o único com certificação Exclusive Manufaktur Partner, a mais refinada divisão de personalização da Porsche para seus clientes.
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