Dobradinha na classe GT4, terceiro lugar na GT3 e líder do campeonato nas duas categorias. A Stuttgart Motorsport colocou seus três carros nos três primeiros lugares nas 4 Horas de Interlagos, segunda etapa do Império Endurance Brasil 2024. Jacques Quartiero e Alan Hellmeister fizeram uma corrida impecável e venceram na GT4, segundo pelo quarteto formado por Giuliano Bertuccelli, Eric Santos, Kreis Júnior e João Tesser.
Com Marçal Müller largando, Marcel Visconde no stint intermediário e Ricardo Maurício fechando o último trecho das 4 Horas de Interlagos, a equipe conseguiu um ótimo resultado na estreia do Porsche 911 GT3 R "992". Visconde elogiou a evolução do modelo em relação ao da geração "991.2": "O carro é muito confortável e apresentou dirigibilidade superior. Me senti bem menos desgastado após mais de uma hora de corrida. Mas é um carro que oferece muitos ajustes, que ainda precisamos estudar mais. Para a próxima etapa teremos uma nova relação de câmbio, mais curta".
Seu companheiro Ricardo Maurício também elogiou o conforto do novo GT3 R: "O carro se comportou muito bem e surpreendeu pelo ritmo, considerando que tivemos pouco tempo de pista para trabalhar nele. Mas depois de ajustes no câmbio é carro para conquistar a vitória". "O carro tem muito downforce, o que melhora muito o compartimento nas curvas", acrescentou Müller. Equipado com um motor de 4.194 cm³, o novo 911 GT3 R chega a 565 cv.
Na GT4, Quartiero entregou o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR a Hellmeister na liderança após o primeiro e o terceiro stint. "O Jacques fez um ótimo terceiro stint e me entregou o carro numa posição muito competitiva. Aí foi só administrar os pneus e todo o equipamento. Nossa vitória realmente veio do stint do Jacques", avaliou Hellmeister. "Apesar de a pista estar bem quente, conseguimos manter um bom ritmo, porque o carro estava muito bom", resumiu Quartiero, que largou com o carro número 21. O modelo idêntico de número 718 também chegou a ocupar a liderança, mesmo tendo um pneu furado logo no começo do primeiro stint. "Estou gostando muito de correr no Endurance. O carro é muito bom de pilotar", afirmou Bertuccelli, um dos integrantes do quarteto segundo colocado.
Nesta temporada, a equipe Stuttgart Motorsport defende os dois títulos conquistados no ano passado – um com o trio campeão da classe GT3, formado por Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller; e outro com a dupla Jacques Quartiero e Danilo Dirani, que agora contam também com Alan Hellmeister na GT4.
Além de competir por meio da divisão Motorsport, a Stuttgart Porsche é uma das patrocinadoras do Endurance Brasil e fornece o SafetyCar e o Medical Car oficiais do campeonato. Nesta prova, o SafetyCar será o Porsche 911 Carrera T, equipado com motor de 6 cilindros contrapostos, biturbo, 3 litros, com 385 cv de potência. O Medical Car será o Porsche Cayenne Turbo GT, um SUV com carroceria cupê e motor V8 biturbo de 4 litros com 640 cv.
A temporada 2024 do Endurance Brasil terá oito etapas. A terceira prova será no dia 15 de junho, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu.
Resultado das 4 Horas de Interlagos
Classe GT3:
1) 27-Ricardo Baptista/Rafael Suzuki (Mercedes-Benz AMG GT3)
2) 83-Maurizio Billi/Marco Billi/Max Wilson (Mercedes-Benz AMG GT3)
3) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)
4) 63-Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes-Benz AMG GT3)
Classe GT4:
1) 21-Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
2) 718-Kreis Júnior/João Tesser/Giuliano Bertuccelli/Eric Santos (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR
3) 64-Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M2 CS)
4) 5-Henry Visconde/Tiel Andrade (Audi RS3 LMS)
5) 56-Marcelo Servidone/Anthony Maciel (Audi A3 Sport DTCC)
6) 89-Fernando Rebellato/Rodrigo Garcia (BMW 320)
A próxima etapa do Império Endurance Brasil será no dia 15 de junho, no Autódromo Velocitta.
Stuttgart: mais de 25 anos como referência Porsche no Brasil
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body &Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Siga a Stuttgart Porsche