O segundo lugar de Jacques Quartiero/Danilo Dirani e o terceiro de Luiz Landi/Tom Filho/Cadu Pasetti com o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport se transformaram no ponto alto da Stuttgart Motorsport nas Três Horas do Velocitta, prova que abriu a temporada do Endurance Brasil neste sábado no autódromo localizado em Mogi Guaçu-SP. O resultado foi acompanhado pelo 4º lugar de Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller com o Porsche 911 GT3 R, obtido após uma corrida em que o trio liderou a promissora primeira parte da corrida e deu a impressão de que poderia sonhar no mínimo com um lugar no pódio.
Debaixo de sol forte e temperaturas acima dos 30 graus, a corrida foi marcada pelo elevado número de intervenções do safety car – foram oito no total – que acabaram complicando a vida e o planejamento das equipes. Coube a Marçal Müller cumprir o primeiro turno na GT3 e ele não poderia ter se saído melhor, levando o carro da Stuttgart Motorsport do quarto lugar no grid da categoria para a liderança antes de completada a primeira volta. Depois, resistiu bravamente à pressão de Átila Abreu antes de ser superado por volta do 20º minuto.
A partir de então, o que se viu foi uma alternância no pelotão dianteiro e a presença constante do safety car na pista, levando a definição da prova para a fase final. Já com Maurício no cockpit, sucedendo a Marcel Visconde, a Stuttgart Motorsport pareceu rumar a um desfecho positivo no Velocittà. Com o ritmo mais veloz da classe, Maurício perseguia o terceiro lugar ao faltarem 26 minutos quando foi obrigado a retornar aos boxes para troca do conjunto roda e pneu traseiro direito, danificado em decorrência de um toque com um protótipo de outra categoria. O tempo perdido com a parada não prevista comprometeu inevitavelmente as chances da equipe.
Na GT4, as perspectivas de uma dobradinha eram reais no meio da prova, quando os carros da Stuttgart Motorsport comandaram a disputa. No final, no entanto, o pódio duplo acabou sendo comemorado pelos pilotos dos 718 Cayman GT4 Clubsport. Estreante na equipe e primeiro a entrar na pista, Cadu Pasetti era só alegria depois da bandeirada. “Eu estava parado há 10, 12 anos. Neste tempo, fiz apenas uma corrida há três anos. Correr aqui no Endurance, que é o suprassumo do automobilismo, e pela Stuttgart Motorsport é a realização de um sonho. Este carro é maravilhoso, muito bom de chão. Mas o campeonato será duro porque já dá para perceber a evolução das demais equipes. Esta era uma pista mais favorável para nós, e agora já vimos que as dificuldades aumentaram”, observou.
Mais experiente da parceria com Quartiero, Dirani destacou as particularidades de uma categoria em que as inúmeras variáveis têm peso fundamental no desfecho das provas. “O legal aqui é que as estratégias acabam tendo o maior peso. Cada equipe escolhe o seu caminho”, lembrou. Os atuais vice-campeões voltaram a exibir a boa forma da temporada passada, quando foram os únicos a terminar entre os três primeiros em todas as etapas.
Medical Car elétrico - A prova de abertura do Endurance Brasil teve também, pela primeira vez, um carro elétrico como Medical Car: o Porsche Taycan 4 Cross Turismo, uma station wagon crossover, capaz de entregar alto desempenho tanto no asfalto quanto fora de estrada. O Safety Car foi um Porsche 911 Carrera GTS. Ambos foram fornecidos pela Stuttgart Porsche, uma das patrocinadoras do campeonato.
Resultado das Três Horas do Velocitta
Classe GT3
1) 8-Guilherme Figueirôa/Júlio Campos (Mercedes-Benz AMG GT3)
2) 27-Ricardo Baptista/Cacá Bueno (Mercedes-Benz AMG GT3)
3) 45-Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Mercedes-Benz AMG GT3)
4) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)
5) 50-Maurizio Billi/Marco Billi/Max Wilson (Mercedes-Benz AMG GT3)
Classe GT4
1) 31-Marco Pisani/Renan Guerra (Mercedes-Benz AMG GT4)
2) 21-Jacques Quartiero/Danilo Dirani (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport)
3) 718-Luiz Landi/Tom Filho/Cadu Pasetti (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport)
4) 22-Flavio Abrunhoza/André Moraes Jr. (McLaren 570S GT4)
5) 64-Lucas Foresti/Paulo Sousa (BMW M2 CS)
Stuttgart: referência Porsche no Brasil
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera oito Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body &Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Porsche e tem um longo e vitorioso histórico de participação em competições. Sua conquista mais recente é o título do Campeonato Brasileiro de Endurance de 2017. Desde sua criação, em 1997, a Stuttgart Motorsport conquistou vitórias em provas tradicionais como a Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de São Paulo, além de ter participação em provas internacionais da IMSA (24 Horas de Daytona (1998) e da Le Mans Series (Mil Milhas de 2007).
Siga a Stuttgart Porsche