A largada foi dada à meia-noite com pista seca, mas logo nas primeiras voltas começou a chover e o 911 GT3 R, nessa altura pilotado por Müller, foi chamado aos boxes para colocar pneus para pista molhada. A chuva cessou e o Porsche entrou novamente para colocar pneus slick, mas em seguida um temporal desabou sobre o autódromo e um segundo pit stop foi necessário para voltar aos pneus ranhurados. Por regulamento, todas as paradas de box deveriam durar um mínimo de quatro minutos – para os carros mais rápidos, o equivalente a duas voltas no traçado com pista seca. Isso fez o 911 GT3 R cair para baixo do 50º lugar (entre os 70 carros que largaram) e ter que iniciar uma corrida de recuperação.
De manhã, o 911 GT3 R ocupava a terceira colocação. Chegou ao segundo lugar e assumiu a liderança com uma volta de vantagem quando faltava pouco mais de uma hora para a bandeirada – já se sabia que ela seria dada quando a prova chegasse a 12 horas de duração, o limite de tempo estipulado pelo regulamento. Faltando 26 minutos, Ricardo Mauricio, escalado para terminar a prova, reportou que o pneu dianteiro direito estava com pressão baixa e fez uma parada para trocá-lo. Com isso, o 911 GT3 R caiu para o segundo lugar; logo depois, tomou um drive-through por ter ultrapassado o safety car (que estava saindo da frente do pelotão) na entrada do box. Mauricio ficou uma volta atrás, ultrapassou-o e completou o mesmo número de voltas (337) dos vencedores Henrique Assunção/Pietro Rimbano/Christian Robert/Cassiano Trein. A diferença final foi de 1min01s409.
No 718 Cayman GT4 RS Clubsport, Quartiero encarou a primeira fase da prova e a chuva forte que deixou a pista molhada durante todo o período noturno. As paradas chegaram a fazer o carro cair para o 40º lugar na classificação geral. Em cerca de 20 voltas, já estava entre os dez primeiros colocados e recebeu a bandeirada em quarto lugar na classificação geral e segundo na GT4.
Marcel Visconde: “Estávamos em uma corrida à parte, porque nosso carro é um GT3 e os protótipos P1 são mais rápidos. Mesmo assim, tivemos boas disputas com eles e terminamos em segundo lugar depois de cair muito para trás. Como sempre, os carros da Porsche mostraram resistência e confiabilidade”.
Ricardo Mauricio: “Ficamos com duas voltas de desvantagem no começo da prova e o jeito era andar em ritmo forte e jogar com as entradas de safety car para tentar chegar à liderança. Conseguimos, mas o furo de pneu nos custou a vitória”.
Marçal Müller: “Larguei e no começo da prova a visibilidade caiu muito por causa da chuva e da nuvem de água causada pela passagem dos 70 carros. Acabamos errando um pit no início: colocamos pneus para pista molhada, mas a chuva parou, e depois voltou com tudo. Caímos muito para trás, e liderar depois de um começo desses já é um bom resultado”.
Jacques Quartiero: “Peguei o começo da chuva forte e precisei guiar com cuidado, mas o carro estava ótimo e pudemos nos recuperar. Foi nossa primeira corrida com este carro e estou contente com o bom resultado”.
Alan Hellmeister: “Entrei na pista e peguei a maior parte da chuva. Nosso carro era extremamente rápido na pista molhada e pude fazer bons stints. Foi importante conhecer melhor o carro, que é novo e vai ser utilizado no campeonato deste ano”.
Danilo Dirani: “Peguei muita variação das condições da pista: molhada, seca, noite, amanhecer e dia claro. A todo momento precisávamos ‘negociar’ ultrapassagens sobre retardatários, e nessas horas você às vezes tem que mudar o traçado e passar por um trecho mais sujo ou molhado da pista, o que altera a temperatura dos pneus. Nessas condições, é muito difícil virar tempos constantes. Valeu conseguir mais um bom resultado numa 1000 Milhas”.
Classificação geral
1) 75-Henrique Assunção/Pietro Rimbano/Christian Robert/Cassiano Trein (AJR, categoria P1)
2) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R, categoria GT3)
3) 420-César Fonseca/Melik Najm/William Freire/Renan Guerra (Mercedes-Benz AMG GT4, categoria GT4)
4) 21-Jacques Quartiero/Alan Hellmeister/Danilo Dirani (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport)
5) 12-Marcelo Vianna/Jindra Kraucher/Robby Perez/Aldo Piedade Jr./Ricardo Haag (Sigma, categoria P1)
6) 64-Henry Visconde/Enzo Visconde/Kim Camelo/Fernando Gorayeb (BMW M2 CS, categoria GT4 Light)
Sobre a Stuttgart Porsche
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro, mais o Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. Ainda em 2024, a Stuttgart iniciará as operações dos Porsche Centers em Maringá (PR) e Blumenau (SC). O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Siga a Stuttgart Porsche