Sede da primeira corrida do Endurance Brasil em 2024, o autódromo Ayrton Senna, em Goiânia, volta a receber o campeonato neste fim de semana com uma rodada dupla: uma corrida na sexta-feira (9 de agosto), a partir das 15 horas, e outra no sábado (10), ambas com três horas de duração. Líder nas classes GT3 e GT4, a Stuttgart Motorsport correrá pela primeira vez nesse circuito com o Porsche 911 GT3 R “992”, carro que estreou na segunda corrida da temporada, em Interlagos. Na primeira, o trio formado por Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller ficou em primeiro lugar na GT3, ainda pilotando o 911 GT3 R da geração anterior, “991.2”. A Stuttgart fez a pole position da classe GT3 com o 911 GT3 R "992" e sai em primeiro também na GT4 com o 718 Cayman GT4 Clubsport MR de Jacques Quartiero/Alan Hellmeister.
Para Ricardo Mauricio, os parâmetros das corridas deste fim de semana serão completamente diferentes dos da primeira. “Nossa equipe evoluiu o 911 GT3 R '992' e tivemos modificações positivas nas últimas corridas. Acredito que estaremos mais fortes em termos de velocidade. O traçado de Goiânia sempre deu vantagens para outros carros nas curvas de alta, mas acho que vamos estar mais próximos deles agora. Sobre o fato de serem duas corridas de três horas em vez de uma de quatro, muda um pouco a estratégia, mas não é nada de mais”, analisa. O trio do Porsche 911 GT3 R número 55 lidera o campeonato com 370 pontos e seus perseguidores mais próximos, Ricardo Baptista/Rafael Suzuki (Mercedes), tem 280.
Na classe GT4, a Stuttgart Motorsport fez “1-2” nas três primeiras corridas do ano, sempre com o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR número 21 de Jacques Quartiero/Alan Hellmeister à frente do carro similar que compete com o número 718. Devido às mudanças na tripulação do 718 de uma corrida para outra, os três primeiros lugares do campeonato são ocupados por pilotos da Stuttgart Motorsport, com Quartiero/Hellmeister liderando com 450 pontos. Vêm a seguir Eric Santos/João Tesser (390) e Giuliano Bertuccelli (260). Além deles, o carro 718 foi pilotado por Luiz Landi (na primeira corrida do ano, em Goiânia), Kreis Júnior (na segunda, em Interlagos) e Marçal Müller (na terceira, no Velocitta).
A largada da prova de sexta-feira acontecerá às 15:00 e a de sábado ao meio-dia, com transmissão ao vivo pelo BandSports e pelo YouTube (canal oficial do Endurance Brasil, High Speed TV e Grande Prêmio).
Sobre a Stuttgart Porsche
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro, mais o Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. Ainda em 2024, a Stuttgart iniciará as operações dos Porsche Centers em Maringá (PR) e Blumenau (SC). O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
Criada em 1997, a Stuttgart Motorsport é a divisão esportiva da Stuttgart e representa a empresa nas pistas, em especial nas competições brasileiras de endurance e Gran Turismo. A Stuttgart Motorsport tem em seu histórico os títulos do Endurance Brasil em 2017 (classificação geral) e 2023 (classes GT3 e GT4), vitórias nas 1000 Milhas Brasil e nos 500 Quilômetros de São Paulo (as mais tradicionais provas de longa duração do País) e uma participação nas 24 Horas de Daytona (em 1998, tendo terminado em quarto lugar na classe GT2). A equipe de corridas tem participação de mecânicos da área de pós-vendas da Stuttgart.
Siga a Stuttgart Porsche