A "3 Horas de Goiânia", quarta corrida do Império Endurance Brasil, realizada nesta sexta-feira (9), teve domínio da Stuttgart Motorsport nas classes Gran Turismo. O Porsche 911 GT3 R “992” correu pela primeira vez em Goiânia (GO) e obteve sua primeira vitória na classe GT3, pilotado por Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller. Na classe GT4, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister permanecem invictos com quatro vitórias obtidas ao volante do Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR número 21 – todas em dobradinha com o carro similar de número 718, pilotado em Goiânia pelo trio formado por Giuliano Bertuccelli, João Tesser e Eric Santos.
Depois de um começo de temporada marcado por experimentações, o novo carro da Stuttgart Motorsport encontrou o caminho da vitória. Marcel Visconde largou na pole position e manteve um ritmo constante antes de entregar o carro para Marçal Müller, cabendo a Ricardo Mauricio levar o carro até a bandeirada para conquistar a segunda vitória da equipe na temporada. Vale lembrar que o 911 GT3 R “992” estreou na segunda corrida, em Interlagos. Na primeira, a trinca foi vencedora com o 911 GT3 R da geração anterior, “991.2”, utilizado para chegar ao título da temporada de 2023. “O carro é fantástico, mais fácil de guiar do que o anterior. Isso ajuda muito na hora de acertá-lo. A equipe veio trabalhando e o ‘992’ evoluiu a cada prova”, afirmou Ricardo Mauricio depois da cerimônia de pódio.
Na classe GT4, a Stuttgart Motorsport emplacou outra vitória com segundo lugar com os dois Porsches 718 Cayman GT4 Clubsport MR, com o número 21 de Quartiero/Hellmeister na ponta e o número 718 de Bertuccelli/Santos/Tesser logo atrás. O carro de Quartiero e Hellmeister saiu na pole position e não teve problemas para manter uma margem de segurança sobre os rivais. “Estamos em um ano super iluminado. A equipe está fazendo um trabalho excepcional: o carro nunca tem problemas!”, comemorou Hellmeister.
A quinta corrida da rodada dupla do fim de semana será amanhã (10 de agosto), ao meio-dia, com transmissão ao vivo pelo BandSports e pelo YouTube (canal oficial do Endurance Brasil, High Speed TV e Grande Prêmio).
3 Horas de Goiânia - resultados
Classe GT3
1) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)
2) 27-Ricardo Baptista/Rafael Suzuki (Mercedes-Benz AMG GT3)
3) 83-Maurizio Billi/Marco Billi/Max Wilson (Mercedes-Benz AMG GT3)
4) 63-Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes-Benz AMG GT3)
5) Guilherme Figueirôa/Júlio Campos/Linneu Pires (Mercedes-Benz AMG GT3)
Classe GT4
1) 21-Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
2) 718-Giuliano Bertuccelli/Eric Santos/João Tesser (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
3) 44-Fernando Gorayeb/Witold Ramasauskas (Audi RS3)
4) 64-Enzo Visconde/Henry Visconde/Kim Camelo (BMW M2 CS)
Texto: Rodrigo Mora e Luiz Alberto Pandini
Sobre a Stuttgart Porsche
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro, mais o Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. Ainda em 2024, a Stuttgart iniciará as operações dos Porsche Centers em Maringá (PR) e Blumenau (SC). O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
Criada em 1997, a Stuttgart Motorsport é a divisão esportiva da Stuttgart e representa a empresa nas pistas, em especial nas competições brasileiras de endurance e Gran Turismo. A Stuttgart Motorsport tem em seu histórico os títulos do Endurance Brasil em 2017 (classificação geral) e 2023 (classes GT3 e GT4), vitórias nas 1000 Milhas Brasil e nos 500 Quilômetros de São Paulo (as mais tradicionais provas de longa duração do País) e uma participação nas 24 Horas de Daytona (em 1998, tendo terminado em quarto lugar na classe GT2). A equipe de corridas tem participação de mecânicos da área de pós-vendas da Stuttgart.
Siga a Stuttgart Porsche