A equipe Stuttgart Motorsport encerrou de maneira memorável a temporada 2023 na última prova do Endurance Brasil, as 4 Horas do Velocitta, realizada no sábado (9 de dezembro). O trio do Porsche 911 GT3 R formado por Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller ficou com o título da classe GT3, enquanto a GT4 foi vencida pela dupla Jacques Quartiero/Danilo Dirani com um Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR. Com isso, a Stuttgart Motorsport chegou, em um único dia, a três títulos no Endurance Brasil. O primeiro foi obtido em 2017, quando Visconde e Mauricio foram campeões na classificação geral (na época, não havia classificação separada para carros GT).
Visconde, Mauricio e Müller chegaram ao Velocitta precisando de um terceiro lugar para serem campeões, mesmo em caso de vitória da dupla Ricardo Baptista/Cacá Bueno (Mercedes-Benz AMG GT3), seus únicos concorrentes na luta pelo o título. Se o Mercedes terminasse em segundo lugar, o Porsche poderia terminar até mesmo em sexto. Na bandeirada, a vitória ficou com o McLaren 720S GT3 de Marcelo Hahn/Allam Khodair, com Baptista/Bueno em segundo e o Porsche em terceiro.
Na classe GT4, a dupla Quartiero/Dirani precisava terminar em segundo lugar em caso de vitória de André Moraes Júnior/Leandro Ferrari (Ford Mustang GT4). Outro dos cinco candidatos ao título da GT4 era Tom Filho, parceiro de Luiz Landi e Marçal Müller no outro Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR da Stuttgart. Tom seria campeão se vencesse a prova, independentemente do resultado de qualquer adversário. O Mustang venceu a prova seguido pelos dois Cayman, resultado que deu o título para Quartiero e Dirani.
Antes de comemorar, entretanto, a Stuttgart Motorsport viveu momentos de tensão. Na sexta-feira, um problema técnico no carro de Quartiero e Dirani obrigou integrantes da equipe a viajarem para a sede em São Paulo para ir buscar componentes para substituição. Logo depois do warm-up, um mecânico da Stuttgart Motorsport sentiu cheiro de óleo do câmbio exalando do Porsche 911 GT3 R. A checagem detectou um pequeno vazamento, imediatamente sanado. “Se não tivesse sido descoberto, em meia hora o carro estaria fora da corrida”, explicava o engenheiro Felipe Grizzi, chefe da equipe, depois da bandeirada. O outro momento de tensão aconteceu no meio da corrida. Uma colisão entre o McLaren de Hahn/Khodair e o BMW de Leo Sanchez/Átila Abreu, que ocupavam os dois primeiros lugares, deu a liderança da GT3 para o Mercedes de Baptista/Bueno. Nessa altura, o Porsche estava em quarto lugar, posição insuficiente para o título. Na hora final, entretanto, o 911 GT3 R recuperou o terceiro lugar, posição que ocupou até a bandeirada, e o McLaren se recuperou para vencer a corrida.
Entre os GT4, Quartiero e Dirani fizeram uma corrida consistente para obter o o resultado exato para chegar ao título com a vitória do Mustang. O Cayman GT4 de Landi, Tom e Müller chegou a estar na frente dos companheiros, mas a Stuttgart Motorsport já havia trabalhado com a hipótese de solicitar troca de posição se fosse necessário. Não foi: Quartiero e Dirani, que não haviam participado do treino classificatório, ganharam posições por méritos próprios até alcançar o segundo lugar na classe.
A palavra dos campeões
Marcel Visconde – “Hoje saiu um peso grande das costas. Estamos no Endurance Brasil desde 2017 e começamos bem, conquistando o título logo na primeira temporada. Depois, ficamos ‘na seca’ durante cinco temporadas, durante as quais conquistamos alguns vice-campeonatos. A equipe merecia ganhar, fez um excelente trabalho para desenvolver o carro, e havia muito tempo que estávamos batendo na trave. E ainda tivemos o sabor de conquistar também o título da GT4. É maravilhoso sentir este gosto de vitória de novo.”
Ricardo Mauricio – “Só posso agradecer ao Marcel e à Stuttgart por todos esses anos trabalhando juntos. Os mecânicos da equipe se desdobraram para que tudo desse certo e antes da corrida eu estava tranquilo, sentia que as coisas iam se encaixar e estava confiante no nosso equipamento. Ser campeão depois de tanto tempo tira um peso grande da cabeça.”
Marçal Müller – “Como eu dei a largada com o GT3, tive bastante cautela para trabalhar com a marquem que tínhamos para garantir o campeonato sem correr maiores riscos. É muito emocionante ser campeão com a Stuttgart. A equipe estava há muito tempo lutando por isso e é bom fazer parte dessa conquista.”
Jacques Quartiero – “Tudo é consequência de um trabalho. Comecei a correr no ano passado, fomos sempre sendo consistentes, e neste ano eu e o Dirani conseguimos primeiro ou segundo lugar em todas as corridas nas quais recebemos a bandeirada. Estou muito feliz! Corro para realizar um sonho e me divertir, mas me divertir sendo campeão não tem preço!”
Danilo Dirani – “Esta foi uma temporada muito consistente para nós e a equipe fez um trabalho fantástico, com um carro sempre impecável. Terminamos em primeiro ou segundo lugar em quase todas as corridas. Hoje fizemos uma corrida de recuperação, sabíamos qual era a matemática do campeonato e deu tudo certo. No ano passado, fomos vice-campeões, e neste ano chegamos ao título.”
Classificação final do Endurance Brasil 2023
Classe GT3
1) Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R), 943 pontos
2) Ricardo Baptista/Cacá Bueno (Mercedes-Benz AMG GT3), 910
3) Marcelo Hahn/Allam Khodair (McLaren 720S GT3), 860
4) Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes-Benz AMG GT3), 638
5) Maurizio Billi/Marco Billi/Max Wilson (Mercedes-Benz AMG GT3), 590
6) Guilherme Figueirôa/Júlio Campos (Mercedes-Benz AMG GT3), 580
Classe GT4
1) Jacques Quartiero/Danilo Dirani (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR), 1.105 pontos
2) André Moraes Júnior (Ford Mustang GT4), 1.010
3) Tom Filho (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR), 963
4) Luiz Landi (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR), 813
5) Marçal Müller (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR), 698
6) Henry Visconde (Audi RS 3 LMS), 685
4 Horas do Velocitta – resultado final
GT3
1) Marcelo Hahn/Allam Khodair (McLaren 720S GT3)
2) Ricardo Baptista/Cacá Bueno (Mercedes-Benz AMG GT3)
3) Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)
4) Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes-Benz AMG GT3)
5) Maurizio Billi/Marco Billi/Max Wilson (Mercedes-Benz AMG GT3)
6) Leo Sanchez/Átila Abreu (BMW M4 GT3)
GT4
1) André Moraes Júnior (Ford Mustang GT4)
2) Jacques Quartiero/Danilo Dirani (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR) 3) 3) Tom Filho/Luiz Landi/Marçal Müller (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
4) Lucas Foresti/Vitor Foresti (BMW M2 CS)
5) Henry Visconde/Marco Túlio/Felipe Steyer (Audi RS 3 LMS)
6) Marco Pisani/Renan Guerra (Mercedes-Benz AMG GT4)
Stuttgart: mais de 25 anos como referência Porsche no Brasil
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body &Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
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