A temporada 2022 do Endurance Brasil termina neste fim de semana em Interlagos. A Stuttgart Motorsport luta pelo título nas duas categorias nas quais competee também na Força Livre, que engloba todas as classes. Na GT3, a equipe será representada pelo trio Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R). Na GT4, os dois Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport serão pilotados por Jacques Quartiero/Danilo Dirani e Luiz Landi/Bruno Xavier/Tom Filho. O fim de semana terá duas corridas: Três Horas de Interlagos, com largada às 9:00 de sexta-feira (16 de dezembro), e Quatro Horas de Interlagos (sábado 17, com largada às 14:00), ambas com transmissão ao vivo pelo Band Sports e pelo canal do Endurance Brasil no YouTube.
Visconde/Mauricio/Müller podem ser campeões na GT3 e chegam a Interlagos na vice-liderança da tabela de pontuação após a vitória na prova anterior, realizada em Santa Cruz do Sul no dia 26 de novembro. Eles ocupam também a quarta colocação na Força Livre. Na GT4, Quartiero/Dirani terminaram entre os três primeiros da classe em todas as corridas realizadas até aqui. A vitória na corrida de Santa Cruz do Sul permitiu-lhes abrir vantagem na liderança do campeonato, mas eles sabem que nada está decidido. O outro Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport teve várias formações ao longo da temporada. Com isso, Luiz Landi ocupa o quinto lugar na pontuação e Bruno Xavier é o sexto.
A realização de duas corridas no mesmo fim de semana se deve ao cancelamento da etapa que seria disputada no dia 5 de novembro em Santa Cruz do Sul (RS). O regulamento do Endurance Brasil prevê que a pontuação da corrida final seja 50% maior do que nas demais. Com isso, cada concorrente poderá marcar até 375 pontos neste fim de semana (150 pela vitória na sexta-feira e 225 pela de sábado. Cada piloto, dupla ou trio deve descartar o resultado de uma prova.
“Este vai ser um fim de semana diferente, com duas corridas realizadas em dois dias. Vamos focar em fazer o nosso melhor e tentar repetir o resultado da etapa passada em Santa Cruz do Sul, sem ficar fazendo contas para o campeonato”, afirma Visconde.
Ricardo Mauricio aponta outros fatores que tornam a disputa pelo título ainda mais imprevisível: “Não está tão fácil para o nosso lado. Mesmo vencendo, vamos depender dos resultados do Xandinho Negrão e do Marcos Gomes, que têm uma boa vantagem de pontos. No sábado, ninguém vai usar lastro e isso pode dificultar um pouco para nós. Mas nosso carro sempre foi confiável e isso é importante num fim de semana em que teremos sete horas de corrida em dois dias. A revisão entre as duas provas tem que ser minuciosa”, afirma. “Tivemos um bom desempenho na etapa realizada em Interlagos no começo do ano, lutando pela vitória com o Cacá (Bueno) na geral quando estourou um pneu a duas voltas do final. Temos tudo para ir bem”, confia.
Para Marçal Müller, o ideal é “ir para o tudo ou nada”, já que a equipe precisa de duas vitórias para descontar a vantagem dos líderes da GT3. “Não há nada que nos permita entrar para administrar. Temos que atacar, buscar vitórias e torcer para a combinação de resultados nos favorecer”, analisa.
Entre os pilotos da Stuttgart Motorsport na GT4, Jacques Quartiero e Danilo Dirani, líderes do campeonato, apostam na confiabilidade do Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport e no trabalho da equipe para chegar ao título. “Para mim, que comecei a correr neste ano, a chance de ser campeão era algo em que apenas a equipe acreditava. Mas terminamos bem colocados em todas as corridas e conseguimos a primeira vitória na etapa anterior. A equipe trabalhou de maneira formidável, está dando tudo de melhor e espero corresponder a essa expectativa. Vamos para cima!”.
Dirani afirma que sua expectativa para Interlagos é fazer igual às provas anteriores: “Terminamos todas as provas livres de incidentes e isso nos deixou nessa posição de liderar o campeonato e disputar o título. Se continuarmos nessa linha, o resultado vem. E acho que vai dar tudo certo”.
Os pilotos do trio formado por Luiz Landi, Bruno Xavier e Tom Filho, que conduzirá o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport número 718, chegam a Interlagos com pontuações diferentes. Landi, único que fez todas as provas da temporada, tem cinco pontos a mais que Xavier e teoricamente pode ser campeão sozinho. "Minha expectativa é chegar na frente nas duas provas. Conquistar o título é algo muito difícil. Mas para mim foi uma temporada ótima. Só tenho que agradecer à Stuttgart pela oportunidade. Na primeira corrida que fiz, em Goiânia, pensei: 'O que estou fazendo aqui?'. Depois disso, obtive duas vitórias. Já posso dizer que estou muito feliz com a temporada", diz Landi.
Bruno Xavier também vai correr em Interlagos pensando somente em vencer as duas corridas. "A chance de o Landi ser campeão é difícil e a minha é quase impossível. Estamos torcendo pelos nossos companheiros de equipe. Foi um ano bom, muito legal. Estivemos sempre competitivos, ganhamos corridas e nossa média de resultados é muito boa. Deu para a gente se divertir."
Tom Filho correu pela primeira vez na Stuttgart Motorsport na etapa anterior, em Santa Cruz do Sul, e terminou em terceiro lugar. “Vamos ver quem vai agüentar, porque serão duas provas longas em dois dias seguidos. Temos o carro mais confiável entre todos os da GT4 e isso é uma vantagem. A questão vai ser administrar o desgaste dos pneus e lidar com a variação de clima, porque há chances de chover no sábado”, alerta.
Stuttgart: 25 anos como referência Porsche no Brasil
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera oito Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Porsche e tem um longo e vitorioso histórico de participação em competições. Sua conquista mais recente é o título do Campeonato Brasileiro de Endurance de 2017. Desde sua criação, em 1997, a Stuttgart Motorsport conquistou vitórias em provas tradicionais como a Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de São Paulo, além de ter participação em provas internacionais da IMSA (24 Horas de Daytona (1998) e da Le Mans Series (Mil Milhas de 2007).
Siga a Stuttgart Porsche