A Stuttgart Motorsport está pronta para a etapa de abertura do Endurance Brasil. Como no ano passado, a equipe estará representada nas classes GT3, com um Porsche 911 GT3 R, e GT4, com dois Porsches 718 Cayman GT4 Clubsport. O campeonato começará neste sábado (25 de março) com as Três Horas do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), das 10 às 13 horas, com transmissão ao vivo pelo BandSports e pelo canal do Endurance Brasil no YouTube.
O Porsche 911 GT3 R número 55 terá em 2023 o mesmo trio que disputou a temporada anterior: Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller. Visconde e Mauricio competem juntos desde 2017, ano em que conquistaram o título do Endurance Brasil na classificação geral. Müller passou a integrar a Stuttgart Motorsport no ano passado. Juntos, os três pilotos venceram a antepenúltima corrida de 2022, em Santa Cruz do Sul, e terminaram o campeonato em terceiro lugar na classe GT3. O carro terá uma nova decoração: vermelho no lado esquerdo, azul no direito e detalhes em branco. Essas cores são oficiais das comemorações mundiais do 75º aniversário da Porsche.
Na classe GT4, Jacques Quartiero e Danilo Dirani estarão novamente juntos no Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport número 21. Em 2022, eles terminaram nos três primeiros lugares em todas as etapas e foram vice-campeões da GT4, com uma vitória em Santa Cruz do Sul. Neste ano, o carro competiu nas Mil Milhas Brasileiras, em janeiro, com Jacques, Danilo e seu irmão Denis Dirani. O carro terminou em segundo lugar na classificação geral e venceu na GT4. No outro Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport da Stuttgart Motorsport, número 718, estarão dois dos pilotos que passaram pelo cockpit em 2022, Luiz Landi e Tom Filho, e um novo integrante, Cadu Pasetti, com experiência em várias categorias nacionais de turismo e participação nas 24 Horas de Bahrein de 2006 com um Porsche 911 GT3. O carro 718 venceu duas corridas em 2022: uma em Interlagos com o trio formado por Landi, Bruno Xavier e Marcel Visconde e outra no Velocitta com Landi e Xavier.
Os 718 Cayman GT4 Clubsport também terão novas cores nesta temporada. O de Quartiero/Derani será verde cítrico, enquanto o de Landi/Tom/Pasetti terá as mesmas cores do 911 GT3 R, com esquema invertido (vermelho no lado esquerdo e azul no direito).
Os dois modelos utilizados pela Stuttgart Motorsport são construídos pela Porsche especialmente para equipes clientes de todo o mundo. Saem da fábrica prontos para correr. O 911 GT3 R, baseado no modelo 911 GT3 RS de rua, possui motor de 6 cilindros boxer (contrapostos) com 4.000 cm³ posicionado na traseira, desenvolvendo cerca de 550 HP de potência. A transmissão é sequencial de 6 marchas. No 718 Cayman GT4 Clubsport, derivado do 718 Cayman GT4 de rua, o motor de 6 cilindros boxer tem 3.800 cm³, fica em posição central-traseira, entrega 425 HP e é integrado a uma transmissão PDK (dupla embreagem) com 6 marchas.
Taycan 4 Cross Turismo: Medical Car será um carro elétrico
Como nos anos anteriores, a Stuttgart Porsche será uma das patrocinadoras do Endurance Brasil e fornecerá os dois carros de serviço que mais aparecem nas transmissões. A novidade é que pela primeira vez o Medical Car será um carro elétrico – no caso, o Porsche Taycan 4 Cross Turismo, uma station wagon crossover, capaz de entregar alto desempenho tanto no asfalto quanto fora de estrada. O Safety Car continua sendo o Porsche 911 Carrera GTS.
O Taycan 4 Cross Turismo tem dois motores elétricos (dianteiro e traseiro) que funcionam de modo síncrono e proporcionam tração integral com distribuição variável de torque. A potência gerada pelos dois motores é 380 cv (280 kW) e pode chegar a 476 cv (350 kW) com uso de overboost e controle de largada. O carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, de 0 a 200 km/h em 15,6 segundos e chegar a 220 km/h de velocidade máxima. A autonomia média proporcionada pela bateria é superior a 400 km.
O Porsche 911 Carrera GTS será usado pelo segundo ano consecutivo como Safety Car. A sigla GTS (Gran Turismo Sport) é usada pela Porsche para designar versões especialmente esportivas de seus modelos. Normalmente, isso se traduz em mais potência, ajuste de chassi e suspensão mais voltado para pista e uma aparência ainda mais agressiva. O Porsche 911 Carrera GTS tem motor de 6 cilindros boxer (contrapostos) biturbo de 3 litros. Os 480 HP de potência permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e chegar a 311 km/h de velocidade máxima.
Stuttgart: referência Porsche no Brasil
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera oito Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body &Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Porsche e tem um longo e vitorioso histórico de participação em competições. Sua conquista mais recente é o título do Campeonato Brasileiro de Endurance de 2017. Desde sua criação, em 1997, a Stuttgart Motorsport conquistou vitórias em provas tradicionais como a Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de São Paulo, além de ter participação em provas internacionais da IMSA (24 Horas de Daytona (1998) e da Le Mans Series (Mil Milhas de 2007).
Siga a Stuttgart Porsche