Pelo quinto ano consecutivo, a Stuttgart Porsche marcou presença no Indoor da Sociedade Hípica Paulista, competição de salto internacional e nacional cuja 31ª edição aconteceu de 28 de setembro a 3 de outubro. Além de ser uma das patrocinadoras do evento, a maior rede de concessionárias Porsche do Brasil (oito lojas em seis estados do sudeste, sul e nordeste) expôs três automóveis (Taycan Turbo S, Panamera 4S E-Hybrid e Cayenne E-Hybrid Coupé) e cedeu um Macan para o “Desafio carro x cavalo Stuttgart Porsche”, uma das provas mais aguardadas do último dia de competições.
No desafio carro x cavalo, a primeira dupla a largar foi Rafael Ribeiro montando Robin Wood e Henrique Tielas pilotando a Porsche Macan. Eles cravaram 76s21 na soma dos dois tempos (percurso a cavalo e do carro), deixando uma difícil missão para as outras seis duplas que largariam na sequência. Ninguém conseguiu superar o tempo e a dupla venceu com ampla margem de 6s88 sobre a segunda colocada.
O campeão Henrique Tielas Moreira, vice-campeão do Desafio em 2020, comemorou emocionado o inusitado título com direito a torcida da platéia, já que também é cavaleiro e monta na Sociedade Hípica Paulista. “O carro tem muita agilidade, uma resposta instantânea. Pode pôr o pé e confiar, ele passa toda a tração para o chão. É uma brincadeira super divertida, super empolgante”, disse o tricampeão paulista e campeão brasileiro. Henrique Tielas entrou para a história do kart nacional ao tornar-se o primeiro vencedor de provas de arrancada no Brasil. Em 2020, estreou na categoria Parilla no campeonato brasileiro, obtendo 100% de aproveitamento.
Rafael Ribeiro, um dos cavaleiros mais velozes em atividade no país, comemorou pelo segundo ano consecutivo a vitória no Desafio, desta vez montando Robin Wood. Em 2020, o título foi conquistado em parceria com Ewerton Brandão Filho. “É adrenalina o tempo inteiro, a prova é super empolgante e é divertida. Todo ano a gente faz questão de vir e prestigiar. Ganhei no ano passado, esse ano foi o bicampeonato. O carro é fenomenal, ainda mais quando acelera”, comemorou Ribeiro.
Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Porsche, entregou os prêmios aos vencedores e ressaltou a importância do evento no calendário anual de atividades da empresa: “Nós conversamos muito bem com esse público. Vários clientes da Stuttgart são entusiastas do hipismo, o que torna a combinação muito positiva. O evento melhora a cada ano e isso vem nos incentivando a manter esta atividade na Hípica”.
A dupla vice-campeã, formada por Luís Carlos Martins e Nicolas Dattelkremer montando Don Juan de Muze, foi a quinta a largar e fechou a apresentação em 83s09. O terceiro lugar ficou para a dupla Marcelo Valentini e Cesar Almeida montando Razhaida Tok, com 83s77.
Vieram a seguir a dupla Jacques Quartiero e Andréa Guzzo Muniz Ferreira montando CS Einster com o tempo de 87s96, incluindo uma penalização (4 segundos) da amazona; a última dupla a entrar em pista, formada pelo campeão de 2020, Ewerton Brandão Filho, e Rodrigo Chave Nunes montando Frisbee Cooper. O tempo deles (90s93) inclui uma falta do cavaleiro, que levantou a plateia com uma inesperada cambalhota assim que desceu do cavalo.
Em 2021, o “Desafio carro x cavalo Stuttgart Porsche” ganhou uma adesão extra: a disputa foi aberta por uma carruagem atrelada a Dandy e Ley, dois cavalos da raça Welsh Cob, conduzidos por Ana Carolina Borja, que disputou ao lado do cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez. A dupla fechou a apresentação em 91s98, tempo que viria a lhe garantir o sexto lugar. Amazona versátil, Carol compete no Salto e no Adestramento. José Roberto Reynoso Fernandez Filho, integrante do Time Brasil em Londres 2021, é o mais premiado ginete em atividade no Brasil, sendo pentacampeão brasileiro senior top (2015, 2016, 2018, 2019 e 2020) e sete vezes campeão do ranking brasileiro.
Por erro de percurso dos pilotos, duas duplas foram eliminadas: Ricardo Mauricio e a amazona Flavia Helena Junqueira Lopes montando Miss Sunshine (88s88) e Carlos Eduardo Passeti, o Cadu, estreante no desafio, que formou dupla com Fernanda Dib montando Kamilla II G (93s47).
Por dentro da prova
O primeiro a largar é o cavaleiro, que a cada obstáculo derrubado é penalizado com o acréscimo de quatro segundos ao tempo final. Assim que o cavaleiro termina seu percurso, ele desce do cavalo, corre para o Porsche e entra pela porta do acompanhante. Aí é a vez do piloto acelerar para cumprir um percurso delimitado por cones dispostos entre os obstáculos na mesma pista de areia. Cada cone tem uma bolinha de tênis em cima − se derrubada, tira quatro segundos do tempo final da dupla. Erro de percurso do cavaleiro ou do piloto eliminam a dupla. Vence a prova a dupla que fizer o melhor tempo, já acrescidas as penalidades.
Stuttgart, a sua referência Porsche no Brasil
A Stuttgart iniciou suas operações como concessionária autorizada Porsche. Entre outubro de 1997 e junho de 2015, a empresa foi importadora oficial da marca alemã no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito concessionárias em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife.
O histórico e a presença em seis estados fazem da Stuttgart a referência em Porsche no Brasil.
Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook.com/stuttgartporsche
Instagram.com/stuttgartporsche
Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche
Luiz Alberto Pandini
(11) 2367-0608/99122-6260
imprensa@stuttgartporsche.com.br
Assessoria de Imprensa – Indoor da Sociedade Hípica Paulista
Carola May - camay@uol.com.br
(11) 99715-9499
Rute Araujo - ruthe.araujo@uol.com.br
(11) 99131-4712
Siga a Stuttgart Porsche